O Centro de Apoio Social do Concelho de Beja é uma Associação sem fins lucrativos que foi criada em Março de 1999, tendo sido reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) em Julho de 2000. Derivou de um projecto da Câmara Municipal de Beja – Integrar Medida 1 , que contemplava o apoio ao desenvolvimento social.
Com o términos do projecto em 1999, os Presidentes das Juntas de Freguesia em Meio Rural envolvidas neste projecto, entenderam multiplicar esforços para que em conjunto se encontrasse uma solução para assegurar a continuidade dos serviços de apoio domiciliário aos idosos em quatro freguesias do concelho de Beja: Albernoa, Baleizão, Beringel e Mombeja.
Criou-se então uma Associação mas necessitávamos de uma segurança mais duradoura (nomeadamente os subsídios) que pudesse assegurar as despesas de funcionamento, criaram-se parcerias entre as Juntas de Freguesia, garantiram-se os espaços necessários para que se pudesse instalar os meios necessários ao apoio, e muito pouco mais do que isto.
Entretanto no início do ano 2000 elaboraram-se os estatutos para a criação de uma IPSS, os quais só foram aprovados em Julho desse ano. Continuámos a trabalhar com o apoio financeiro da CMB e não descurámos o apoio aos mais de 40 idosos que tínhamos em apoio, com cerca de 10 funcionários.
Quando foi assinado o primeiro acordo de cooperação com a Segurança Social, ele contemplava o apoio financeiro para 48 utentes.
Em 2002, passamos de 4 para 6 freguesias rurais. Com a cooptação de mais 3 freguesias aumentamos o número de utentes em apoio domiciliário para quase o dobro. Duplicamos o número de colaboradores e instituímos a figura de Encarregada Geral.
O CASCB fornece, actualmente, serviços a 125 utentes nas 6 freguesias.
Caracterização da Entidade
Nome da Entidade | Centro de Apoio Social do Concelho de Beja |
Constituição da Associação | Escritura de constituição outorgada pelo Cartório da Vidigueira em 14 de Abril de 1999 |
Nº de Identificação da Segurança Social | 20009998434 |
Nº de Identificação Fiscal | 504395246 |
Registo IPSS | Lavrado pela inscrição nº 56/200, efectuada a 13 deJ ulho de 1999, nos termos do nº 2 do artº13, do regulamento aprovado pela portaria nº 778/83 |
Regulamento Interno | Aprovado em Assembleia Geral Extraordinária a 14 de Outubro de 2015 |
Sede | Rua de Nossa Senhora, nº 2 , 7800-621 Beringel, Beja |
Missão, Visão & Valores
MISSÃO
Assegurar serviços de apoio social ao domicílio, nomeadamente alimentação, higienes pessoal, domiciliária e de roupas às populações das freguesias de Albernoa, Beringel, Mombeja, Santa Vitoria, São Matias e Trindade.
VISÃO
O Centro de Apoio Social do Concelho de Beja pretende ser reconhecido como uma Instituição de referência, promovendo o alargamento das respostas sociais direccionadas para as crianças, idosos e famílias do Concelho de Beja. Através da aposta na qualidade, qualificação, profissionalismo e inovação, sustentada economicamente, ao nível do trabalho desenvolvido com a população do Concelho já referido.
Pretendemos continuar a melhorar a nossa performance e o nosso desempenho com o envolvimento de todos os colaboradores da Instituição em torno do que nos move em absoluto: o bem-estar e o conforto do idoso inserido no seu meio.
VALORES
A nossa Instituição assenta numa base de solidariedade para com os que mais necessitam; estamos disponíveis para acudir e solucionar as mais diversas situações, trabalhamos com justiça no que diz respeito aquilo que é exigido em termos de pagamento pelos serviços prestados.
A Instituição Centro de Apoio Social existe para contribuir para um aumento dos níveis de conforto e de bem-estar dos idosos, para que isso possa continuar a acontecer admitimos ao serviço pessoas com o intuito de tudo dar para que o idoso se possa sentir seguro e sereno na sua casa.
O respeito pela sua identidade pessoal e reserva de intimidade privada e familiar é fundamental bem como pelos seus usos e costumes. Não existe discriminação no género, raça, religião; são todos tratados com a dignidade que nos merecem.
A inviolabilidade da correspondência, bem como a alteração do interior do domicílio são exemplos de como a privacidade do idoso é respeitada ao mais ínfimo pormenor; a não ser que o próprio ou a sua família o sugiram; por outro lado, a custódia da chave do seu domicílio está em lugar seguro, sempre que esta seja entregue aos serviços.
Vamos continuar na senda da continuação da prestação dos serviços solicitados e contratados para a cobertura das suas necessidades, tendo em vista sempre a melhoria da sua qualidade de vida.
Para que se atinjam estes valores, que no fundo devemos tê-los sempre presentes, não podemos descurar o papel dos nossos colaboradores e dirigentes que no seu todo se constituem como uma equipa sólida e conhecedora do seu papel na vida da nossa Instituição. Nós, contribuímos no nosso dia – a – dia, com os nossos conhecimentos e vontade, para assegurar um conforto e uma qualidade de vida aos nossos idosos deficitários desses cuidados, desde há muito.